Inocência Mata "A literatura africana e a crítica pós colonial – reconversões"

Inocência Mata, ensaísta e professora de literatura na Faculdade de Letras de Lisboa, vai lançar na quarta-feira (24/set/08), às 17 horas, no anfiteatro da Universidade Católica de Angola, seu mais novo livro, A literatura africana e a crítica pós colonial – reconversões, publicado pela Editorial Nzila.
Conforme a autora, os ensaios ali reunidos são fruto de sua prática docente e crítica, além de pesquisas sobre questões cruciais, metodológica e teóricas, no estudo das literaturas africanas.

“Pretendo nestes ensaios percorrer alguns destes lugares científicos e erigi-los a temas de minhas reflexões sobre a razão cultural das teorias e conceptualizações adoptadas no estudo das literaturas africanas, intentando a revisitação de algumas disposições conceituais, a reformulação de alguns conceitos por via da análise crítica do discurso e a reposição de algumas problemáticas no estudo das literaturas dos países emergentes – na senda, aliás, do que vem acontecendo também na área das teorias pós-coloniais, desde há alguns anos”.

O que me chama a atenção é o fato de que autoras e autores consagrados nesse meio utilizem a expressão literatura africana, no singular. Não que isso seja um grande problema metodológico ou teórico, mas me é difícil não escrever literaturas africanas, assim, no plural. Entendo que a flexão de número, neste caso, ultrapassa questões estilísticas: penso que a África é tão plural quanto suas literaturas, logo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s