II Gala Porto’s Africa

A brasileira Cristina Bernardini, neta de um cabo-verdiano e proprietária da produtora “Ritmos e Temas”, organizou com sua empresa a segunda edição da Gala Porto’s Africa (nota: “gala” em português europeu tem também o sentido de “solenidade”, “festa solene”, pouco comum por aqui), evento que premiou os melhores do ano de 2008 nas categorias Comunicação Social, Música, Literatura, Artes, Esportes e Moda, além de uma premiação institucional. Mia Couto e José Eduardo Agualusa foram os premiados na categoria Literatura. José Craveirinha foi agraciado na categoria Artes.
10 % cento da renda do jantar do evento foi para a Médicos do Mundo, entidade que desenvolve projetos humanitários em Moçambique, Guiné, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Angola.

2 comentários

  1. Rectificação: – quem pessoalmente recebeu o prémio em Artes foi JOÃO Craveirinha (1947) e não o consagrado poeta José Craveirinha (1922-2003), falecido na África do Sul e sepultado no mausoléu da Praça dos Heróis em Maputo.

    • Obrigado pelo auxílio, João! Certamente não foi uma questão de, como fôssemos um certo nazareno, trazer à vida os já desencarnados, mas uma daquelas peças que nos prega a mente na hora de escrever, trazendo à ponta dos dedos os nomes que mais cristalizados estão em nossa memória.
      Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s