III Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros

Do site do evento:

O III Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros, que acontecerá entre os dias 03 e 05 de novembro do corrente ano, na Universidade Federal da Paraíba (Campus I – João Pessoa), tem como proposta primeira promover discussões, divulgar estudos, ampliar conhecimentos em torno da história, da literatura e da cultura afro-brasileiras e dos países africanos de língua portuguesa. Este ano, o Seminário tem como tema central Literatura, Negritude e Política.
Desta vez, nossos homenageados são o poeta gaúcho Oliveira Silveira e o santomense Francisco José Tenreiro, ambos poetas empenhados na valorização da Negritude.
Falecido no início deste ano, Oliveira Silveira é autor de várias obras poéticas e de estudos críticos relacionados com o universo cultural do negro. Foi também um batalhador incansável em prol da afirmação e valorização da cultura negra. É dele a proposta de criação do Dia da Consciência Negra.
Francisco José Tenreiro, falecido em 1963, é considerado, no cenário das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o Pai da Negritude. Seus poemas falam de forma contundente da dor do negro, da exploração de que foi vítima, mas também do seu valor, de sua garra, de sua resistência.

Informações e inscrições: www.seminarioafrobrasil3.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s