Malangatana ‘Ngwenya, o Crocodilo’ em sua última travessia

O pintor moçambicano Malangatana é descrito por Isabel Noronha como um Ngwenya, que significa crocodilo na língua ronga. “Era assim que ele se apresentava. Era uma figura muito forte e protegia-se o suficiente para não ser atacado. Era profundamente sábio na sua maneira de ser e estar” diz a realizadora que produziu um documentário sobre a vida e as obras do pintor.

Malangatana Valente Ngwenya, o crocodilo, navegou por muitos mares, nasceu em Matalana, região próxima da capital Maputo. Viveu em Portugal nos anos 70, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Fez diversas exposições de suas pinturas, em Portugal e Moçambique e também na Alemanha, Áustria e Bulgária, Chile, Brasil, Angola e Cuba, Estados Unidos, Índia. Tem murais em Maputo e na Beira, na África do Sul e na Suazilândia, mas também em países como a Suécia ou a Colômbia.

Na madrugada do dia 05 de janeiro de 2011 fez sua última travessia. Agora está na outra margem do rio, talvez a nos observar imaginando pinturas coloridas e vibrantes.

Fontes: Instituto Camões , Buala Sapo

2 comentários

  1. Acredito que Malangatana Valente esteja na outra margem do rio, lá onde corre uma luz mais brilhante e se respira uma paz perfumada. Porque os astros não morrem!
    Parabéns pelo blog.

    Isabel Costa – Portugal.

  2. Muitas felicitacoes por divulgar um pouco sobre aquilo que foi a rico percurso artistico de Malangatana, tive em sua residencia no ano de 2006 na III Bienal de Jovens Criadores da CPLP e senti a humanidade que carregava nas suas obras de arte, o Mundo perdeu um grande artistas plastico e Escritor, de resto ficou as pegadas do passado dos seus feitos. CARLOS PEDRO-ESCRITOR ANGOLANO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s