Mdou Moctar: vozes tuaregues

Mdou Moctar (nascido Mahamadou Souleymane em 1986), é um compositor e músico tuaregue residente em Agadez, Níger, e é um dos primeiros músicos a realizar adaptações eletrônicas modernas da música tuaregue. Sua fama começou a partir de comerciais para uma companhia de telefones celulares. Desde 2008, lançou cinco álbuns de estúdio, entre os quais se destaca “Ilana: The Creator” (2019) e o aclamado e mais recente “Afrique Victime“, lançado este ano pela Matador Records.
Ele canta em tuaregue, também conhecido como tamaxeque ou tamajaque, termo que abrange um grupo de dialetos e línguas berberes aparentados e mutuamente inteligíveis falados pelos berberes tuaregues em Mali, Níger, Argélia, Líbia e Burquina Fasso.

Suas letras versam sobre o Islã, a educação, o amor e a paz. Ele toca uma guitarra Fender Stratocaster para canhotos e seu estilo de tocar, apesar de utilizar referências de diversos estilos musicais, é notadamente calcado no takamba e no assouf, gêneros populares em sua região natal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s